quinta-feira, 7 de março de 2013

BOA TARDE, SANTIAGO...



BOA TARDE, SANTIAGO...

(antes do “grande” terremoto” de 2010)


David Iasnogrodski –escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br
www.davidiasnogrodski.blogspot.com


Início da tarde.

Santiago me espera. Santiago do Chile, logicamente...

Ao chegarmos o avião sobrevoa a Cordilheira dos Andes. Céu lindo de uma tarde quente. Paisagem espetacular...

Chegada no aeroporto. Ao pegarmos as malas passamos por uma nova “revista”. É o normal com todos os passageiros.

Do aeroporto ao Hotel (bairro Providencia) já notamos algo: cidade limpa, arborizada e o piso para o transporte totalmente regular ( acredito até que não há oficinas mecânicas de suspensão de veículos...)

Chegamos ao Hotel Diego de Velazques. Hotel pequeno, mas muito aconchegante, com localização ótima para tudo: restaurantes, super mercado, comércio, enfim muito bem localizado.

Saímos diretamente para conhecermos a cidade, pois, realmente nossa programação iniciaria na manhã seguinte após o café. Recebemos na portaria do hotel toda a programação local organizada pela CTS com os respectivos horários, mas com um detalhe bem frisado: “ sempre na noite anterior comunicaremos o horário definitivo” ( isto é organização, e assim foi realizado sempre).

Fomos ter contato com a cidade. Limpa! Arborizada! Estivemos junto ao Rio Mapouche, onde as águas são provenientes das geleiras – nesta época do ano há pouca água, mas muito caudaloso – nas suas margens há belíssimos parques. Um deles nos chamou muita atenção: Parque das esculturas. Local de muitas atrações aos visitantes. Era domingo. As pessoas usufruindo o local, mas sem colocar nenhum detrito no chão. É cultura!

O calor é muito seco. É necessário estar sempre com uma garrafa de água. Era fevereiro. Era verão, mas um calor suportável!

Nos outros dias realizamos o tradicional “city-tour”, ida às cidades de Valparaiso e Viña Del Mar e uma subida até Portillo ( mais ou menos 3100 m acida do nível do mar) através de uma estrada pedageada (eletronicamente ou manualmente), com túneis e bem sinalizada. Estrada internacional com uma paisagem onde se destacam as parreiras ( diferentes das nossas, pois são verticais). Subimos 29 curvas bem acentuadas. São numeradas estas curvas. Ali encontramos inúmeros caminhões com placas de toda a América do Sul, inclusive do Brasil, levando as mercadorias. Portillo fica na Cordilheira dos Andes a um km. da fronteira com a Argentina ( Mendoza). Em Portillo os esquiadores profissionais realizam suas proezas. No local há somente um hotel e um lago, além das montanhas. No verão o lago é azul – muito azul e gelado. No inverno ele fica gelado. Passeio espetacular!

No city tour pudemos apreciar a cidade como um todo. Suas belezas arquitetônicas, pois Santiago é uma cidade muito moderna. Seu Mercado e o Restaurante D. Augusto e as camisetas de diversos clubes mundiais, inclusive os brasileiros e gaúchos. Suas igrejas, seu centro comercial. Seu povo – muito honesto e hospitaleiro. Que cidade!

Valparaiso e Viña Del Mar vale a pena visitar. A primeira um porto internacional onde a população ( 80%) vive nos morros. O Senado da República Chilena fica em Valparaiso, e não em Santiago. Encostado está Viña Del Mar. Balneário Internacional com suas praias, onde se destacam Reñaca e Acapulco. Águas geladas do Pacífico. Muito gelada!

Curiosidade: A 2 horas de Santiago encontramos os Andes e a 1 hora da capital chilena encontramos o litoral.Águas do Pacífico Sul.

Santiago, cidade maravilhosa!

Gaúchos e brasileiros são freqüentadores assíduos. Em todas as épocas do ano.

O metrô é limpíssimo. Suas estações, que são verdadeiros centros comerciais a limpeza impera... É um metrô com pneus – sem barulho. Os shopping center são muito interessantes, destacando-se o Parque Arauto.

Ruas limpas.

Arborizadas.

População honesta e hospitaleira.

Ruas com bancos nas calçadas para podermos apreciar melhor a paisagem ou mesmo para descansar. Assistimos a um jogo de futebol no estádio do Universidade Católica. Povo ordeiro em tudo!

Tudo isso aconteceu em 6 noites antes do terremoto de 8,9 graus da escala richter, pois nós “assistimos” um terremoto com 5,9 desta mesma escala. Alguns integrantes de nosso hotel tontearam. Outros, como eu, não sentiram nada. Mas ele aconteceu. Estão preparados para estes acontecimentos, não na escala de 8,9.

Santiago! Capital do Chile

Boa tarde, Santiago!

Tudo organizado aqui em Porto Alegre pela Kiaitur.

Os vôos foram realizados pela TAM, e a operadora foi a Mak tour.

.............................................

visitem seu estado.

Visitem o Brasil

Visitem Santiago ou outras cidades da América do Sul.

Visitem o restante do mundo

Viajar é muito salutar.

Para tudo.

Viajem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário