quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ALGO DE DAR INVEJA



ALGO DE DAR INVEJA...

David Iasnogrodski – engenheiro, administrador, escritor – david.ez@terra.com.br

respeitar!
Algo de dar inveja a nós todos é observar uma faixa de segurança de pedestres bem pintada e obedecida pelos motoristas, onde a preferência é do pedestre.

Algo de dar inveja é subir e viajar em ônibus limpo, onde o motorista é bastante acessível aos passageiros.

Algo de dar inveja é observar uma cidade bem iluminada e notar sempre que a iluminação se torna ponto de atração turística e também fator de segurança
.
Algo de dar inveja é notar uma cidade movimentada, com alguns congestionamentos, principalmente em dias de chuva, e não notar o “barulho ensurdecedor das buzinas” dos automóveis.

Algo de dar inveja é se chegar num hotel, grande ou pequeno, central ou não muito central e receber dos atendentes, após o preenchimento normal da ficha de entrada, um mapa da cidade, mostrando, principalmente, onde está a localização do hotel e indicar os pontos turísticos na cercania do estabelecimento e indicar como o turista deve “descobrir” o restante da cidade. Se locomovendo a pé, de ônibus, com táxi ou metrô. Sim, metrô...

Algo de dar inveja é notarmos que os transeuntes de uma cidade não jogam detritos no chão, pois sabem que “logo ali adiante” existe recipientes apropriados para este lixo. “Lixo no lixo!!!!”... já ouvi isto em algum lugar!!!!

Algo de dar inveja é a preservação da história, através da preservação dos prédios e da própria história... Isso é cultura!!!

Isto e muito mais é comum acontecer no “dito” primeiro mundo.Nas cidades do primeiro mundo.

Surge uma indagação: Só acontece lá porque é primeiro mundo ou porque existe o costume da população em “bem viver”? Ou ainda melhor, da preservação da imagem e da ajuda ao visitante?
Não podemos esquecer que o turista é aquele representante da indústria sem chaminé. Aquele que traz divisas ao país, estado e município.

É de se pensar e agir coletivamente a respeito destes assuntos.

Só ajudando as cidades é que se consegue crescimento ao país.


Não podemos esquecer que no próximo ano estaremos sediando um grande evento internacional – copa do Mundo de Futebol – e em 2016 as Olimpíadas estarão sendo realizadas no nosso país. Precisamos mostrar aos nossos visitantes o “nosso” Brasil. Brasil que não é mais um terceiro-mundista. Necessitamos demonstrar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário