segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O E-MAIL DO COMPADRE


O EMAIL DO COMPADRE



Nosso cenário é o interior do Rio Grande do Sul.

Sete horas da manhã de um belo dia de verão.

Dois amigos saboreando o chimarrão conversam:

E aí compadre? Como vão as coisas?

Olha tchê, não vão bem... Mas existem muitas novidades por aí.

Novidades? Vivente, quais são? Estou curioso para saber...

Olha, eu ontem resolvi comprar um computador. Sabes o que é isso?

Não, não sei.

Bem, vou te explicar. Computador é uma máquina maravilhosa. Só falta falar... Apesar de que o dono da loja me disse que logo, logo eles estarão falando com a gente... Eu não estou acreditando muito, mas... São as modernidades.

Computador! Máquina! Falando com a gente! Explica-me melhor... Estou muito interessado em saber.

Olha, computador é uma máquina que a gente vê o que escreve e recebe notícias de todo o mundo, até dos amigos que moram longe da gente.

Falaste em receber notícias? Isto aí é jornal? É correio? Pergunto assim, pois eu estou acostumado ler as notícias no jornal, inclusive hoje já li as últimas notícias sobre política. E as cartas dos amigos eu recebo sempre pelo carteiro. Espero ele todas as tardes e pergunto se chegou alguma correspondência para mim. Fico sempre ansioso para receber notícias dos amigos. Como é bom a gente abrir os envelopes...

Com o computador a gente fica ligado com o mundo através da Internet. É uma rede mundial onde todos os usuários de computadores podem se comunicar através de E-Mail.

Que é isso? E-Mail. Nunca ouvi essa palavra. O que é isso?

É o correio eletrônico. Ao invés de a gente remeter pelo correio normal as cartas e esperar alguns dias pelo carteiro, a gente recebe na hora, ou quase na hora, pois às vezes demora alguns minutos... Não importa o lugar onde a gente se encontra.

Que legal! Coisas do outro mundo! Acho que eu também vou comprar uma máquina destas. Computador!

Vais gostar. Mas não esqueça de pedir também uma ligação com a Internet.

Não vou esquecer não! Muito obrigado pela “dica”. Amigos são para essas coisas...



Passados algumas semanas os dois companheiros de “mate” se encontram novamente. Também pela manhã. Também na hora do chimarão. Também num dia ensolarado.

Bom dia. E aí, compraste o computador?

Nem vou te contar. Está espetacular! Estou escrevendo bastante. Lendo as notícias “fresquinhas”. Na hora que estão acontecendo... E não no outro dia. Estou remetendo e recebendo muitos E-MAILS. É “bárbaro”.

Então estás gostando da novidade?

Sim, apesar de que eu estou um pouco triste.

Ué, porque essa tristeza?

Recebi ontem um E-Mail me dizendo que hoje à noite acabará o mundo. Dizia que devo arrumar todas as minhas coisas. Comer bastante rapadura. Tomar chimarrão e me aprontar, pois a partir das 23 horas e 47 minutos acabará o mundo.

Verdade? Quem te mandou?

Na realidade e falando sério eu não sei quem remeteu, mas só disse que eu me prepare – “ o mundo irá se acabar” -.

Será que não é brincadeira? Estão acontecendo muitos trotes pela Internet. Estão remetendo E-Mail com inverdades, e também estão infestando a rede com vírus.

Não acredito. Sempre recebi cartas pelo correio e nunca me mandaram trotes. Não pode ser verdadeira esta afirmação tua. Tu deves estar completamente enganado. Ninguém brinca que o mundo vai acabar. Isso é um assunto muito sério... Deve ser gente que sabe mais do que eu. Mais do que nós. Estou preocupado! O que será que devemos fazer?

Espera um pouco. Deixa-me tomar meu mate e aí eu vou pensar... Olha! Ainda estou acreditando que o E-Mail recebido por ti é um trote e talvez até infestado com vírus.

Vírus? É a segunda vez que falas nesta palavra. O que é isso?

São “bichinhos” que alguns malvados colocam no computador e estragam as nossas máquinas.



De novo! Estou preocupado! Será que o mundo vai realmente acabar hoje? Será que colocaram estes “bichinhos” na minha máquina, no meu computador novo? Em todo o caso eu vou me aprontar. Vou arrumar minhas roupas. Comida e mate eu tenho. A erva eu já comprei no Supermercado.



As horas foram passando.

Chegou à noite. 23 horas e 48 minutos e nada do mundo acabar.

Passaram mais alguns minutos e o personagem preocupado vai ao computador. Abre a Internet. Abre o dito E-Mail e responde:

E aí pessoal? O mundo não acabou...

Vem a resposta:

Veja se você consegue abrir outros E-MAILS Olha no calendário e vê que dia é hoje.

Primeiro de abril

Primeiro de abril é o dia dos bobos... Ah! Ah! Ah! – É o vírus dos bobos... Você é muito inocente... O mundo não acabará tão cedo. Ainda teremos muitos obstáculos à frente e juntos teremos que suplantá-los... Ah! Ah! Ah!

Realmente fui enganado pelo E-Mail do computador. É o Correio da modernidade! Pelo outro eu tenho certeza que não fariam isso comigo. É o sinal dos tempos. Vou contar a todos os meus amigos. E agora? Por E-Mail ou por carta entregue pelo carteiro? Não sei. Vou pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário