quarta-feira, 27 de novembro de 2013

RESPEITAR PARA SER RESPEITADO



RESPEITAR PARA SER RESPEITADO

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, escritor – david.ez@terra.com.br
respeitar para ser respeitado





Aprecio muito os “ditos” ditados populares.
E este é um deles: “respeitar para ser respeitado”.
Vou me referir ao trânsito.
Está existindo no Brasil uma perda ponderável de pessoas em função de acidentes no trânsito.
Nem sempre o condutor do veículo é o responsável direto. Muitas vezes, nós os pedestres, incorremos em falhas grosseiras, principalmente atravessando em lugares impróprios, tanto nas vias urbanas como nas estradas.
Isto não significa que o condutor de um veículo não deva prestar atenção, sempre, com os pedestres. Em diversas oportunidades devemos dar prioridade aos pedestres.

Mas e daí?

Na é esse o assunto que eu desejava desenvolver. É, sim, o “grande” assunto do respeito mútuo junto ao trânsito. Motociclistas, e eu não disse motoqueiros – pois sei muito bem que é um pejorativo -, motoristas de veículos de passeio, coletivos e caminhões. Todos devem se respeitar junto ao nosso “caótico” trânsito. Se isso não acontecer, o caos continuará existindo e piorando... Sim, piorando! Vamos continuar a perder seres humanos. Não podemos esquecer dos ciclistas. Hoje já fazem parte do nosso “caótico” trânsito. Cada dia está aumentando mais o número de ciclistas. Em parte é bom. Em outra parte necessitamos – todos- inclusive os ciclistas nos cuidar e nos respeitar.

E daí?

Bem, deixei por último um “grande” vilão. O “motorista turista” de “otras plagas”. Sim. É um grande vilão. Normalmente, não respeitando a legislação de trânsito vigente em nosso país. Se o trânsito normal já está perigoso, com “eles” nas estradas se torna por demais perigoso.
  Não sou e nunca serei contra os turistas. Serão sempre benvindos, mas que tenham cuidado junto às vias...
Numa estrada ou numa via urbana todos “os astros e estrelas” deste cenário devem se respeitar, para serem respeitados.
Vamos nos ajudar, senão a tragédia só tenderá a piorar. O número de veículos está cada vez maior e esse detalhe, senão tomarmos as devidas providências de ajuda mútua, a tragédia poderá ser uma constante.
A cada final de semana, ou mesmo em dias normais, principalmente nesta época do ano que está chegando, as manchetes dos meios de comunicação estão repletas de notícias trágicas vindas do trânsito.
Somos todos humanos.
Necessitamos nos respeitar para sermos respeitados e valorizados.
Essa é a regra geral.
Em tudo.

Até no trânsito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário