quinta-feira, 13 de setembro de 2012

HOJE - CENTRO HISTÓRICO!!!




HOJE – CENTRO HISTÓRICO!!!

Saudade dos Bondes de Porto Alegre
 

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br


E ontem?

Centro da cidade. Centro de tudo!!! De tudo mesmo...

..................................................

- Joãozinho, vamos pegar o bonde e ir ao centro. Temos que ir ao Mercado comprar frios e frutas e depois nas Americanas adquirir perfumes. Se der tempo vamos passar na Rua da Praia sem esquecer de comprar chocolates na Kopenhagen e encomendar uma torta na Confeitaria Roco e ver as novidades expostas na Sloper.

- Tudo isso?

- Sim. Quando a gente vai ao centro se aproveita tudo. Lá tem tudo! Lá é o lugar de tudo...

- Tudo?

- Sim. É o centro da nossa cidade. Vamos lá!

 

E assim foram. Joãozinho e sua mãe Ruth. Foram ao centro de Porto Alegre. Pegaram o bonde Petrópolis e desceram no Mercado Público. Ali era o local onde quase todos os bondes que se dirigiam ao centro paravam...

.........................................................

 

Durante décadas o centro de Porto Alegre era o melhor e quase único lugar onde se encontrava o comércio, lazer e cultura da cidade.

Mas o tempo foi passando. Os bondes foram retirados de circulação. Os cinemas foram eliminados do “Centro de tudo e de todos”. O comércio foi deslocado. Mudou para os Centros Comerciais – “Shopping”.

Vem a pergunta: E a Galeria Chaves? Também mudou?

Sim, também ela mudou. Não de lugar. Não de nome, mas de mercado. Na realidade era e é um shoppingzinho” junto à Rua da Praia. A grande Livraria do Globo já não mais existe, e era um “ícone” do Centro , também na Rua da Praia.

A Rua da Praia – que não tem praia – também mudou?

Não, esta ficou no mesmo lugar, mas o movimento de passantes foi modificado. O “passear” nas tardes ensolaradas ou chuvosas, já não é mais moda. Ficou “demodeé”.

E o centro? O centro de tudo? Virou Centro histórico. Belo nome... Como em toda grande cidade o centro antigo vira “Centro histórico”. Com esta roupagem o “nosso” centro – o centro da capital de todos os gaúchos – está crescendo.

Os prédios “ditos antigos e belos”, com sua arquitetura majestosa são hoje museus. Exemplo maior é o Museu de Artes do Rio Grande do Sul.

A Casa de Cultura Mario Quintana, que outrora era Hotel Majestic, é hoje um ponto de referência cultural dos melhores que possuímos.

Tudo no centro! No Centro histórico de Porto Alegre, juntamente com o Mercado Público. Este sim, como outrora, um belo local para adquirirmos iguarias e nos deliciarmos com uma salada de frutas junto à Banca 40.

.............................................................

- Joãozinho, já está na hora. Fizemos tudo. Vamos voltar para casa.

- De bonde?

- Sim. Vamos até o abrigo dos bondes, ali na praça XV, junto ao Chalé. Lá nos encontraremos com teu pai. Pegaremos o bonde Petrópolis ou João Abott. O que vier primeiro... E é o fim de nosso passeio de hoje...

......................................................

Saudade do ontem...

Saudade dos bondes...

Saudade da Porto Alegre de ontem...

Seus bairros.

Seu “Centro”.

Suas pessoas.

Saudade...

Tempos que não voltam mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário