quinta-feira, 20 de junho de 2013

MEU BAIRRO




MEU BAIRRO

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br


bairro bom fim visto do alto
 

- David, você recorda como o saudoso Érico Veríssimo caminhava pelas redondezas de sua casa?

- Claro, muito eu encontrei caminhando e olhando através da sua visão poética pelas Ruas Dona Eugenia, Felipe de Oliveira e arredores. Sabe porque?

- Não.

- ele gostava de seu bairro. Do bairro onde morava. Não era filho de Porto Alegre, mas adorava esta cidade. Adorava o bairro onde vivia com sua família.

- E você?

- Da mesma forma. Nasci e me criei em Porto Alegre, a cidade sempre alegre...

- E o bairro?

- De onde eu nasci, onde me criei ou onde estou residindo atualmente?

- Os três.

- Sábia resposta. Excelente assunto. Adoro os três. O Bom Fim, onde nasci. Santa Cecília, onde me criei, Bela Vista onde estou residindo atualmente. Muito já escrevi sobre os três. Três grandes partes da minha cidade. A cidade que sempre vou agradecer, pois recebeu de braços abertos meus pais e avós. Acredito que todos nós devemos escrever e/ou saber explanar a história do seu bairro. Do nosso bairro. Conhecê-lo bem. Caminhar, conhecer sua população, suas ruelas. Seu comércio. Suas praças. Seus parques. Uma curiosidade muito interessante a respeito dos “meus” bairros. Os três têm a mesma lei de criação: Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959, assinada pelo Prefeito Tristão Sucupira Vianna.

- São lindos e prósperos. Eu os conheço.

- E são mesmo. Três bairros residenciais. O Bom Fim tem o parque da Redenção – o Grande pulmão verde da cidade-. O Bela Vista tem a Praça da Encol. O Santa Cecília tem os colégios Israelita e Rio Branco. O Bom Fim tem o campus Central da UFRGS. O Bela Vista tem boa parte da Avenida Nilo Peçanha. O Santa Cecília tem uma boa parte da Avenida Protásio Alves. O Bom Fim é um bairro onde a “estudantada” da UFRGS reside. O Bela Vista é um bairro moderno com belíssimas “obras de arte” que são seus prédios de moradia. O Santa Cecília tem o antigo Campo do Força e Luz. Todos os três tem sua história e seus personagens ilustres. O Bom Fim teve origem no antigo Campo da Várzea. Uma área pública de 69 hectares que servia de acampamento para os carreteiros e na qual permanecia o gado destinado ao abastecimento da cidade. O campo da várzea converteu-se em Campo do Bom Fim devido à construção da Capela Nosso Senhor Jesus do Bom Fim, iniciada em 1867 e concluída em 1872. Após a abolição da escravatura, muitos libertos, sem terem para onde ir, instalaram-se na região, que passou a chamar-se extra oficialmente de “Campo da Redenção”. O Bela Vista sempre foi ligado ao bairro Petrópolis, um dos bairros mais antigos da capital de todos os gaúchos. Este bairro Bela Vista é um desmembramento de uma das diversas chácaras do Petrópolis mais especificamente a chácara da família Santos Neto. Claro está que o bairro Bom Fim é reconhecido internacionalmente por ter sido ali que por volta  de 1920 os primeiros membros da comunidade judaica começaram a se instalar ao longo da Avenida Bom Fim e arredores. A família do meu pai quando chegou – nesta  época mencionada – década de 20 do século passado se instalaram na Rua Henrique Dias. Eu mesmo já escrevi um livro “Meu bom fim brasileiro” mostrando que ali neste bairro é uma plêiade de colonizações, não só os da comunidade judaica. Assim como os outros meus dois bairros o Bom Fim também é um bairro comercial. O Bela Vista com suas “belas vistas” sempre se caracterizou como um bairro de rara beleza junto à cidade de Porto Alegre. O Santa Cecília também é tipicamente residencial. Ostentando até hoje casas unifamiliares. Os três bairros possuem ruas bem arborizadas.

- Como é bom ouvir pessoas que gostam de sua cidade. De seu bairro. De seu “habitat”.

- Eu me orgulho da minha cidade. Dos meus bairros. Da minha gente! Agradecido por poder manter este diálogo a  respeito da minha cidade. Todos devem pensar e fazer isso sempre. Caminhar, sorrir e conhecer melhor sua cidade. Seu bairro. Sua rua.  Faz um bem danado! Toda e qualquer cidade é formada por seus bairros, suas ruas e sua gente!

................................................................................

Este diálogo eu mantive numa das minhas caminhadas diante das ruas do Bela Vista com um colega meu – “um caminhante”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário