terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"ELES" TAMBÉM VIAJAM...



“ELES” TAMBÉM VIAJAM...


"eles" também viajam...
David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br
www.davidiasnogrodski.blogspot.com 




- Oi Dunga!
- Oi Teço!
- Estamos hoje nos encontrando em novo parque.
- Sim! Fomos levados, até que enfim, para um novo lugar. Maior! Mais árvores... Mais bancos para “eles” sentarem.
- Falando sério! Eu já estava com “saco cheio” daquela praça. Tudo igual! As mesmas coisas. Tudo igual! Ao menos neste parque a “gente” tem mais grama. Mais coisas para a “gente” ver. Até o número de pássaros é maior. Mais lugares para a “gente” correr.
- É verdade! Este parque tem  monumentos lindos. Pena que estão todos pichados! Tem dançarinos de tango. Tocadores de violão, cantores, mas todos com um “pratinho” na frente. E não é para colocar comida como se fosse para “nós”. É para os apreciadores colocarem moedas. É o trabalho “deles”... Noto também que tem muito mais “gente” como a “gente” e gente como “eles”...
- Iguais aos “nossos’ donos...
- Continuo afirmando: “donos”, porque eles continuam nos tratando como ‘nossos donos”, mas “falam” aos “seus” amigos que somos seus “filhinhos”... Fico só ouvindo e olhando...
- Que sadismo!
- Mas tenho uma novidade para te contar.
- Então fala. Desembucha!
- Estive viajando! Até que enfim! Realizei um de meus sonhos. Gosto muito de viajar. Toda vez que vejo na televisão cidades diferentes eu penso: ainda um dia terei oportunidade de conhecer.
- Pra onde foste? Ou melhor, para onde foste levado?
- Para São Paulo. E de avião...
- De avião? Deve ter sido muito legal! Viajar de avião é muito rápido e muito confortável. Não é verdade?
- Rápido é. Muito rápido. Fui num vôo noturno. Mas nada confortável, ao menos onde fui “colocado”. Fui no porão daquele “monstro”. Junto com as bagagens “deles”. Veja só – não tiveram a “coragem” de me colocarem junto “deles”. Naquelas poltronas super confortáveis que tem lá em cima, como “você” mesmo disse... “somos” sempre, em tudo, os excluídos! Isso que somos considerados os filhinhos... Imagina se “nós” não fôssemos os filhinhos... Continuo dizendo: são “nossos” donos.
- Tirando os problemas com a viagem, como foi o resto? Deu para conhecer aquela “cidade grande”?
- Foi muito legal! Conheci muitos lugares que eu “sonhava” muito em conhecer. É uma “cidade monstruosa”. Trânsito maluco. Demora muito tempo para que a “gente” possa ir de um lugar a outro. Mesmo assim, nos poucos dias que estive lá pude apreciar muitos lugares.
- Quais?
- Fui na Rua 25 de março. Rua de muito movimento. “Eles” queriam fazer umas “comprinhas”. Rua com grandes lojas. Muitos camelôs. Enfim um movimento enorme. Fui no Parque Ibirapuera. Belíssimo! Corri bastante. Fiz algumas amizades, mas ”nossos” colegas de lá também só pensam em trabalho como os donos deles... Andei de metrô. É muito legal! Mas tive que ir no colo do meu “dono”. Foi tudo muito legal! Estive em outros lugares que nem me lembro o nome.
- Como eu também gostaria de viajar! Meu dia chegará...
- Olha não existe coisa melhor neste mundo do que a “gente” sair e conhecer novas “amizades” e novos lugares. “Eles” e “nós” precisamos, às vezes, nos arejar um pouco através de saídas...
- Bem, estou achando este parque tão mal cuidado. Não achas?
- É verdade! Observo muito na TV que estão solicitando a todos a colaboração para que ajudem na manutenção de praças e parques. Eu só faço minhas necessidades junto às árvores. Vejo muitos sujarem com papéis e latas de refrigerantes e cervejas. Não deveria ser assim. Precisariam colocar os detritos junto aos locais adequados...
- É verdade! A “gente” só observa o contrário...
- Algo que “nós” poderíamos solicitar ao “nosso glorioso” sindicato. Que o mesmo fizesse uma campanha mercadológica em prol de uma melhor manutenção dos “nossos” parques.
- Boa idéia! Até para “nós” seria melhor...
- Vamos levar adiante a “nossa” idéia?
-         Vamos...
-         E o slogan que “nós” vamos sugerir é o seguinte: “ manutenção e limpeza sempre”. Em tudo devemos pensar que: “nós unidos jamais seremos vencidos”!
-          Para este assunto “nós’ já temos a solução... Notaste que já está havendo pessoas estranhas nos parques e praças?
-         Claro! são os candidatos ao pleito eleitoral que está se aproximando...
-         Nem tinha me apercebido disso! A cidade está limpa!
-         É porque neste ano a lei mudou e “eles” não podem mais fixar cartazes nas ruas. Porisso estão vindo nos parques e apertando as mãos dos “conhecidos”...
-         E “nós”? Não somos conhecidos “deles”?
-         Claro que não... “nós” não votamos.  “Nós” não temos título eleitoral...
-         É verdade!
-         Bem, já estão nos puxando. É o sinal de irmos para casa.
-         Não temos nunca liberdade de ficarmos o tempo que desejarmos...
-         Mais uma verdade! “Eles” são assim. Não pensam que também temos direito à liberdade...

..........................................
Mais uma vez notamos que “eles” Dunga e Teco ( dois “cãezinhos”) estão tentando ocupar o espaço “deles”.

Será que “eles” – os cães” um dia conseguirão? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário