quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CARLOS GARDEL



CARLOS GARDEL EM PORTO ALEGRE
E PARA SEMPRE!

 


David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br


Blog:  davidiasnogrodski.blogspot.com





Tango!

Que ritmo!

Internacional.



Muito nos lembra a Argentina. A Buenos Aires. A capital de todos os argentinos. Seus shows. Todos eles apresentando o tango como atração máxima. No canto. Na dança. Todos recordando Carlos Gardel.

Nas ruas, os dançarinos apresentam tango. E também aí a presença de Carlos Gardel é uma constante. Personagem. Cantor. Compositor. Importante para o mundo.



Carlos Gardel. Seu lugar de nascimento constitui uma questão controversa. Alguns sustentam que Gardel teria nascido no interior do Uruguai, no departamento de Tacuarembó, baseando-se em alguns documentos e matérias jornalísticas da época. Seria filho do líder político local Carlos Escayola e de Maria Lelia |Oliva, que tinha 13 anos. Outros dizem que teria nascido na cidade francesa de Toulouse como Charles Romuald Gardès, filho de pai ignorado e de Berthe Gardès (1865-1943). Gardel era esquivo sobre o tema e quando indagado dizia: “Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade”.



Se for importante para o mundo ela está presente em Porto Alegre. No Rio Grande do Sul. Ao sul do Brasil.

Gardel é importante e está presente em Porto Alegre, no aristocrático bairro Bela Vista.

Sim, no Bela Vista há uma rua homenageando este cantor e ator celebrado em toda a América Latina. Iniciando como cantor ainda jovem com o nome artístico de El Morocho.



Em 19 de setembro de 1980. O Prefeito de Porto Alegre Guilherme Sócias Villella, sanciona a lei número 4779 de autoria do Ver. Martim Aranha, denominando Rua Carlos Gardel a antiga Rua 20 da Chácara Santos Netto, no Bairro Bela Vista.



Nas placas indicativas, segundo o texto da legislação, devem constar os seguintes dizeres: “Maior intérprete da música portenha – o tango”.



Rua linda. Arborizada. Despontando a arquitetura moderna de seus prédios.

Carlos Gardel em Porto Alegre – e para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário