quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"MAOZ TZUR"



“MAOZ TZUR”


 

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br



- Mirela, estamos em dezembro.

- E daí?

- Nós como judeus não comemoramos Natal, mas temos uma festa, também importante e quase na mesma época.

- Eu sei é “Chanuká”.

- Isso mesmo. Chanuká – festa das luzes. Festa marcada pela alegria de comer sonho. O mandamento principal de Chanuká hoje é o acendimento da “Chanukiá”.

- Chanukiá?

- Sim, não sabes? É a “menorá” – o candelabro especial para Chanuká. É um candelabro de oito braços, para lembrar o milagre dos oito dias em que a menorá ficou acesa com azeite e que era para ter durado apenas um dia.

- Esta é a menorá que tem um braço especial, não é verdade?

- Sim, ela tem um braço especial e que se denomina de “Shamash”, é o servente. É um braço auxiliar para o acendimento de toas as outras velas. Segundo a tradição judaica, somente ele – o shamash – pode ser usado para, se for o caso, iluminar a casa ou para outro fim, sendo que as outras velas só podem servir para o cumprimento do mandamento.

- Isso significa que a cada noite da festa de Chanuká, que dura oito dias, uma nova vela é acrescentada, até que se completa as nove. Algo interessante que me vem à mente neste momento, é que muitas das festas judaicas estão ligadas à colheitas das sete frutas bíblicas na qual Israel ficou famoso.

- Como assim?

- “Pessach”, que é a Páscoa judaica é comemoração da colheita da cevada. “Shavuot” é a época da colheita do trigo. “Sucot” dos figos, tamareiras e uvas. Chanuká, que estamos comemorando neste mês de dezembro é a época da colheita das olivas. Na realidade, a colheita das olivas é em novembro, mas o óleo de oliva fica pronto em dezembro.

- E em dezembro comemoramos Chanuká – a festa das luzes. Um dos “hinos” desta comemoração á a música “Maoz Tzur”. Todos cantam. Vi, inclusive, no Youtube, uma série de grupos musicais interpretando esta canção. Muito linda. Muito alegre...

- É uma das músicas mais conhecidas de Chanuká. A letra foi escrita a cerca de 900 anos atrás, na velha Europa. É uma adaptação de uma canção alemã. É um poema acróstico. Muito legal!

- Recordo de uma caminhada que fizemos com velas por um parque, onde todos cantavam Maoz Tzur. Estávamos comemorando Chanuká num parque. Era a “Chanukaminhada das luzes”... Todos cantavam. Todos!



É dezembro.

É Chanuká

É a festa das luzes.

Todos com suas festas.

Todos com suas tradições.

Todos devem seguir suas tradições...

Nenhum comentário:

Postar um comentário