terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"ANJINHOS" DE HOJE E O MEIO AMBIENTE



"Anjinhos" de hoje e o meio ambiente

 

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br



Nada mais lindo do que a alegria e a ingenuidade de uma criança. Hoje em dia, com o mundo tão mudado, em função das inovações constantes que ocorrem em todos os setores, nota-se que até as crianças estão mudando seus hábitos.

Não brincam mais de “5 Marias”, “bilboquê”. Não jogam bola de meia na rua; não brincam com bolinhas de gude; não jogam “sapata”, e tantos outros brinquedos saudáveis que existiam... Sim! Existiam...

Até os brinquedos industrializados são diferentes. E como são diferentes... Hoje em dia é muito comum observarmos nos parques crianças com dois anos de idade “brincando” com telefone celular. É o aparelho que o papai ou a mamãe trocaram por um mais moderno... É o tempo de hoje!



São os “tempos modernos”, não criados por Charles Chaplin, mas os nossos. Os tempos do século XXI. Isso me leva a mostrar um diálogo interessante entre o Tiago e o Dinho, amiguinhos de quatro anos de idade:



- Dinho, tu gostas de plantar?



- Plantar? Claro que gosto. Vejo muito os filmes no computador do papai. Ele me mostra tudo...

- Eu também. Mas eu também vejo a vizinha da mamãe mexer muito nos vasos lá do corredor do meu edifício. Plantar deve ser legal! É um bom brinquedo para a gente fazer...

- Acredito. Sabes por quê?



- Não.

- Vou te explicar. Aprendi isso vendo nos desenhos da TV e também com a professora do colégio que tudo que a gente planta nasce e fica grande. Eu vi na TV que as árvores eram pequenas como nós e depois de plantadas elas crescem e ficam bem grandes... Hoje elas são grandes...

- É verdade!



- Vamos brincar de plantar?



- Mexer na terra? Que legal!



- Sim. Na terra. Lá nos vasos da vizinha. Ela é amiga de todos. Não vai ter problema. É muito amiga da mamãe.

Passados alguns dias...

- Dinho, vamos fazer a nossa brincadeira de plantar? - Falando no telefone celular com seu amigo Tiago.

- Vamos! - Responde o amiguinho, também num telefone celular.

- Já sabes o que vamos plantar?



- Eu pensei muito... Gostaria de falar contigo, pois é melhor a gente brincar e discutir nossas plantações “em grupo”. Também aprendi isso vendo TV.

Reuniram-se no final de semana, junto ao computador do Dinho. Depois de um joguinho, falaram a respeito da plantação.

- Eu penso que nós poderíamos plantar carros.

- Carros? Carro não é planta.

- E daí? Tudo que a gente planta cresce. Assim eu aprendi.

- Mas não é só planta e fruta?



- Não. Tudo!!!



- Bem, se tu sabes, vamos logo brincar de plantar... Por que carro e não telefone? Por que não plantar livrinhos de história? Por que não plantar outra coisa que a gente brinca?



- Eu acho melhor a gente plantar carro, pois a gente tem bastante carrinho de brinquedo, não é verdade? Lembras daqueles que a gente ganhou no último Natal? Muitos a gente nem brinca mais. Eu sempre gostei das garagens que a gente fazia. Era legal! Plantando toyotinhaa gente vai ter carro grande como Toyotado papai. Que achas da idéia?



- Bah! Idéia genial.

- Vamos brincar de plantar carros?



- Sim...

E assim foram os dois “anjinhos” ao local. Pegaram vasos, terra e os carrinhos toyotinha Colocaram um deles junto à terra, afundaram o carrinho, regaram com bastante água, e disseram bem alto para que todos pudessem ouvir:



- Dentro de algum tempo teremos o nosso "carrão”, igualzinho ao do papai. Como é bom plantar...

É o pensamento de meio ambiente junto às crianças de hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário