terça-feira, 6 de março de 2012

ENTENDENDO OS PÁSSAROS



ENTENDENDO OS PÁSSAROS



David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br




Diariamente realizo minhas caminhadas. Inverno e verão. É um dos melhores exercícios físicos, segundo os médicos. Realizo no turno da manhã. É neste período que mais penso. Penso até no que escrever. Penso em todas as minhas outras atividades.



Dia destes fiquei a pensar nos pássaros. Eles nos observam. Cantam. Passeiam, Chegam perto de nós e começam a realizar seus vôos. Com medo de nós ou para chamar atenção sobre eles? Não sei... E nós?



Será que com o canto deles não desejam nos dizer algo? Como eu gostaria de entendê-los, pois acredito piamente que eles nos entendem... Sei que é poético o que eu acabei de afirmar com palavras. Não sou poeta. Admiro muito os que fazem poesia.



Estou a escrever e eles a cantar – será que estão percebendo o que escrevo, ou estão pensando no que eu possa estar escrevendo?



Não sei, só estou ouvindo a música sonora dos pássaros... Continuo a dedilhar no meu computador... E os pássaros?



Conversam entre si. Cantam e nos encantam com sua música. Matinal e diária. Nos animam. Nos mostram o clima, pois em dias chuvosos, não o clima de suas canções.



Ficam nos galhos a nos observar: “Lá vão eles com os guarda-chuvas e nós aqui em cima dos galhos...”. Sempre é um aviso a todos nós: “Está chovendo, os pássaros não estão cantando...”. Estão lembrados da Arca de Noé?



Só foram abertas as portas quando os pássaros saíram e iniciaram suas cantorias. Sinal de que as chuvas tinham serenado e as águas estavam voltando ao nível normal. Entender os pássaros!



São lindos. De diversas cores. De diversos aspectos. Disciplinados – hora de dormir é “sagrado” – não importando se estamos em horário de verão... Entender os pássaros?



É uma virtude. Creio que será uma grande lição de vida no dia que, realmente, pudermos entendê-los. Será um grande progresso para a humanidade. Fazem parte da nossa sociedade. Fazem parte da nossa vida!



Amanhã, quando realizar minha caminhada matinal, vou tentar dizê-los (não sei como...) que ontem escrevi sobre eles e sua importância para todos nós, os seres humanos.



Acredito que gostarão. Se sentirão mais importantes. Se sentirão mais felizes. Continuarão a cantar e a nos deleitar com suas músicas.



Como seria ruim para todos nós seres humanos sem a presença diuturna de vocês, os pássaros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário