sexta-feira, 2 de março de 2012

PRESENÇA JUDAICA



PRESENÇA JUDAICA

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br

monumento em homenagem
aos judeus mortos no "pogrom de Lisboa"

Lisboa e Barcelona – dois locais de excelentes atrativos.

Ao realizar meu roteiro de visitas a estas cidades, pensei muito em saber a respeito da presença judaica nestas cidades. Fui-me para a Internet.

E logo achei.

monumento junto ao Rossio
Achei em Lisboa a comunidade Masorti que é a Kehilat Beit Israel, onde através da Senhora Adriana Souza, me colocou à disposição a visita com explicações (e-mail: info@beitisrael.org) .

Em Barcelona fiz o contato com a Senhora Yolanda da Sinagoga Mayor de Barcelona, onde também me colocou à disposição a visita. Bem como ao bairro judaico antigo (e-mail: sinagogamayor@hotmail.com ou site: www.calldebarcelona.org ).

Ao chegar a Lisboa fui diretamente à Kehilat Beit israel. É pequena, aconchegante, situada no centro de Lisboa, oferecendo uma mistura original entre tradição e modernidade. Adriana Souza e outros componentes estavam me esperando com uma amabilidade espetacular. Fiquei contente em conversar com eles. Todos estão satisfeitos com o “retorno”. Palavra mágica... São poucos – ao menos agora – mas estudam muito. Não podemos esquecer que os judeus apareceram no território português ainda antes do período da romanização, logo após a destruição do Primeiro Templo de Jerusalém pelos babilônios. Fato este ocorrido no ano 586 a.C.

Fiquei sabendo e visitei um monumento em Lisboa, junto ao Rossio, que além de belo é de suma importância histórica. Passam por aquele local milhares de pessoas e talvez não dão a devida importância. É um monumento em homenagem aos judeus mortos no ano de 1506 (19 de abril) no denominado “Pogrom de Lisboa” ou a “Matança dos judeus de Lisboa”.

Página trágica e cruel, pois não pensem as gerações atuais, que a perseguição e morte de judeus só ocorreram no Holocausto Nazista.

Foi uma conversa agradabilíssima.

Ao visitarem Lisboa procurem a Kehilat Beit Israel.

Quando me dirigi a Barcelona, minha curiosidade continuava para saber algo a respeito da presença judaica nesta cidade.

Dirigi-me à Sinagoga Mayor de Barcelona, num dos setores do Bairro Gótico de Barcelona. O estilo da zona, hoje em dia, é muito similar ao de muitos bairros judeus da Catalunha. A Sinagoga Mayor foi descoberta recentemente. Tem sido restaurada e aberta ao público. Fui recebido pela jovem entusiasmada Vicki Tawill da ACB – Associación Call de Barcelona.

Logo em seguida iniciamos a caminhada pelo então bairro judaico. Nesta rota visitamos, inclusive, uma “mikvé” antiga (localizada junto a uma loja), as instituições, os limites do bairro.

A sinagoga é uma das mais antigas da Europa. Foi esquecida e abandonada até o século XX, onde este ponto foi, inclusive, utilizado como casa de armazenamento e limpeza a seco e tinturaria.

O bairro judaico, atualmente, que foi tão próspero e ativo durante o século XII, hoje em dia, é um emaranhado de ruelas estreitas e sombrias mas com muita história e motivados pela Vicki se torna muito mais interessante e com isso a gente consegue ver o grandioso significado. A antiga “judiaria” tinha cinco templos, mas somente o prédio da Sinagoga Mayor (C. Marlet – 5) se mantém em pé. Tudo graças ao trabalho da comunidade ACB. A fachada principal da Sinagoga está orientada para o Sudeste e olhando para Jerusalém. O muro exterior tem duas janelas. O cimento e as paredes são de origem romana do século I feitas com pedras procedentes de Cartago .

Isso é um pouco do que vi e aprendi com Adriana e Vicki. Meus agradecimentos.

Convido vocês todos quando chegarem em Lisboa e/ou Barcelona procurarem ver e sentir a presença judaica nestas duas cidades.

É a história ali presente.

Claro está que devemos também ver todas as atrações turísticas que estas cidades apresentam.

E não são poucas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário