quinta-feira, 12 de abril de 2012

Barzinho da Filosofia


Barzinho da Filosofia

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br


Que barzinho!!


Depois de muitos anos, retornei a um lugar fantástico: o Barzinho da Faculdade de Filosofia da Ufrgs, mas isso era na década de 60, do século passado. Hoje ele continua no mesmo lugar – Campus Central da Ufrgs, mas não é mais ali situada a Faculdade de Filosofia. Com todas as reformas que houveram, a maioria das faculdades da Ufrgs foram para o Campus do Vale.



Na década aludida acima, o hoje Campus Central da Ufrgs era o único local das faculdades desta Universidade. Nesse barzinho é que se reunia a intelectualidade universitária. Eu só ia ali como observador comer minha coxinha de galinha acompanhado da meia taça com café e leite. Ficava com uma vontade enorme de participar...

Nesse local é que se dava os “encontros” políticos de então. Atualmente, nesse barzinho – que ainda tem coxinha de galinha e taça com café e leite – com o mesmo estilo e layout de então, a meninada vê, ao fundo, um painel que recorda a época lembrada por mim. Um painel clipado com notícias e fotos da época, bem como fotos do barzinho.

Grande época... Pequeno grande local de grandes conversas. Isso tudo na década de 60. Hoje, além de tudo isso, ainda possui um grande aparelho de TV. Nele são observados os grandes jogos de futebol e às vezes as novelas...

Digo sempre aos meus alunos e também nos locais em que sou convidado a realizar palestras – normalmente motivacionais:  “aproveitem ao máximo a época de colégio, mas principalmente o tempo que passam nas universidades’. Esse período, como qualquer outro tempo, mas principalmente o tempo de estudante, não volta mais. Principalmente a década de 60. Não é verdade?



Tenho realizado algumas indagações em muitas das minhas crônicas. Em função disso tenho recebido diversos e-mail com respostas. A todos, na medida do possível – e não são poucos – eu respondo e continuarei respondendo. Continuem a me escrever. Fico muito satisfeito. Quem não fica? O meu e-mail está sempre à disposição de vocês.

Muitos perguntam sobre meus livros. Todos, graças a Deus e a vocês, estão muito bem no mercado livreiro. Podem ser encontrados nas melhores livrarias de suas cidades ou, também, através das livrarias virtuais.

Agradeço, mais uma vez, a todos vocês. Continuem a me escrever. Alguns me fazem perguntas quase impossíveis, mas eu pesquiso e por diversas vezes tenho tido êxito. Indaguem. Façam isto sempre!



Tchau, e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário