quarta-feira, 18 de julho de 2012

MAIS UMA VEZ: ATENDIMENTO


MAIS UMA VEZ: ATENDIMENTO

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br



Posso ajudar?

Vou voltar a um “velho” tema.

Um tema que me fascina há muito tempo.

Um tema onde acredito muito.

Um tema onde o sucesso dos negócios está presente sempre.

É o tema de atendimento.

Quanto mais passa o tempo, mais acredito neste termo: atendimento.

Quantos de vocês já saíram de algum estabelecimento comercial sem fazer o devido negócio em função de um mau atendimento. O contrário também é verdadeiro. Muitos e eu afirmo – a maioria -, dos negócios são realizados em função de atendimentos bem sucedidos. Um simples atendimento de um telefone pode dar menção a um excelente negócio ou a um malíssimo negócio. Não é verdade?

Atendimento dá o ritmo dos negócios.

É o ritmo do sucesso.

Em muitas ocasiões o valor poderá ser até maior, mas se o atendimento for cortês, gentil, educado e com vontade de realizar e ajudar o cliente, o negócio será “batido o martelo”.

Em outras ocasiões, por exemplo, onde os valores empatam, nós consumidores vamos preferir a consecução do negócio naquele estabelecimento onde o atendimento foi mais generoso. Onde esteve presente em todos os momentos o sorriso verdadeiro e não o sorriso “forçado”. Não é verdade?

Isto é atendimento.

A mola propulsora dos negócios no século XXI. O século das Relações Humanas.

E atendimento é sinônimo de gente. Somos nós que conduzimos os negócios. Nós somos os motivadores de todas as transações. Quando falamos de negócios estou também me referindo à coisa pública.
Também nos setor público o atendimento é primordial.

Não importa a maneira: podemos ter clientes internos e externos. Em todas as ocasiões o atendimento prestado será a mola propulsora do sucesso.

Vamos nos dar conta desta “palavrinha” -atendimento – no final do dia quando realizarmos o balanço do nosso sucesso ou insucesso.

Você que é um executivo.

Você que é um atendente.

Você que é um consumidor.

A todos a palavra atendimento deverá na mente. E eu disse: a todos. E para tanto é necessário o devido treinamento e a de vida compreensão do termo atendimento. Devemos notar sua importância. Necessitamos compreender que todos devem dar a devida atenção ao cliente. Desde o executivo até o grupo de colaboradores.

O negócio é formado pela equipe e esta deverá ser coesa em torno de um atendimento focado sempre no cliente. É esta equipe que irá realizar o sucesso da empresa. E este sucesso passa, necessariamente, pelo atendimento.

Um velho tema, mas que muitos ainda não se deram conta da sua importância.

Certo?

A gente, muitas vezes, só vai se dar conta de sua real importância quando está “do outro lado do balcão”.

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Na semana que passou estivemos, com muito prazer, realizando uma palestra motivacional a respeito de Atendimento, cujo título foi “Atendimento 10 – a fórmula do sucesso” a toda equipe do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul.

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