terça-feira, 17 de julho de 2012

MARKETING INTERNACIONAL


MARKETING INTERNACIONAL






David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br










Em 2005 lancei na Feira do Livro de Porto Alegre dois livros-CD (áudio-book), cujos títulos eram: “A marca é que marca” e “A moderna relação marketing e vendas”, ambos pela Ed. Imprensa Livre. A aceitação, inclusive pela inovação da mídia, foi ótima. Nacionalmente e internacionalmente. O tema sempre me fascinou. Acredito que o mesmo acontece para muitos de vocês. Até hoje estão à venda nas melhores livrarias do país.





Agora me chama atenção o Marketing Internacional ou também conhecido como o Marketing Global. Tudo em função da globalização. Não podemos esquecer que nos últimos anos, toda a economia mundial vem nos apresentando mudanças radicais.



Quando pensamos em mercado, este é o mundo. Por exemplo, citamos o seguinte: o computador que estou utilizando no momento pode ter sido fabricado no Brasil, na verdade poderá ser um produto com um percentual enorme de peças provenientes de Taiwan, Japão, Tailândia ou outros tantos lugares. Roupas compradas na sua cidade vindas da China. Meus óculos são da Alemanha.



Nossos relógios são suíços, japoneses, coreanos. E os vinhos? Uruguaios, chilenos, argentinos e também de outras partes deste planeta, além dos nossos vindos da Serra Gaúcha. Nossos carros, com a abertura das importações são franceses, japoneses, alemães, etc. Os nacionais podem ter componentes de outros países. Nossos telefones celulares também têm procedência internacional.



O que é isso? É a globalização presente em todos os dias entre nós. O mercado globalizado vem crescendo assustadoramente, tomando cada vez mais proporção no cenário mundial. As empresas denominadas “inteligentes” serão aquelas que realizarão uma forte concentração de ações voltadas aos seus produtos e serviços, focando-se em nichos de mercado lucrativo e contando também com parceiros fortes no fornecimento de materiais com uma alta qualidade, de acordo com a realidade de seu mercado e do produto a ser comercializado.



A união de todos os setores da empresa pensando no seu crescimento diuturno é extremamente importante e a atuação dos departamentos de marketing torna-se vital e efetivamente necessária, pois as estratégias a serem tomadas estarão vinculadas a fatores importantíssimos e essenciais para sua sobrevivência. O mundo é “concorrencial”. As estratégias devem ser muito bem estudadas, pois o concorrente também “está de olho”.



Amigo leitor: “Será que sua empresa está pensando no contexto global, em função do crescimento e poder encarar mudanças?”. Em todos os momentos, o marketing, e agora o marketing internacional, está presente.

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