segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ACORDANDO DE UM SONHO



ACORDANDO DE UM SONHO

Rua São Vicente esq. Protasio Alves 943




David iasnogrodski 
– escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br  


alunos do colégio na sede da Av. Oswaldo Aranha



Puxa vida!
Que sonho!
Não sei se tinha 100 anos, quase 70 ou trinta.
Mas foi um sonho muito lindo...
...................................................................
Estou chegando a Porto Alegre.
Cidade linda. Vi do navio...
É março. É “purim” (festa judaica)
Sou pequeno.
Pouca idade.
Não sei falar a língua “desta cidade”.
Desci do navio.
Vim da Rússia. Da cidade de Shpola.
Passado alguns dias.
Já fui trabalhar e estudar.
Estudar a língua. Estudar matemática. Trabalhar na rua. Vendendo roupas. Vendendo bordados.
Fui estudar no “Idishe Shule” (Colégio israelita) ali na Henrique Dias. Nos fundos do Centro israelita.
Muitos colegas.
Avida era dura...
..................................................................
Que dia lindo.
Meu primeiro dia no colégio.
Na Av. Oswaldo Aranha.
No Colégio Israelita.
“Guarda pó branco”, merendeira de couro a tira colo. Minha professora era a Ester. A diretora era Nair.
Foi legal!
Dei tchau para minha mãe.
Andei de balanço. Corri. Joguei bola. Fui para a aula.
O terreno era grande.
A “amiga” de todos era D. Helena e o seu esposo Paulo.
Tudo legal!
O tempo foi passando.
Getúlio, o Presidente Getúlio morreu, foi o recado da Diretora.
Fomos para casa. Era terça feira. 24 de agosto. Chovia.
Eu já estava na segunda série da professora Lucinda. Fui para casa com a professora Marion, seu filho Moacir e seu sobrinho Humberto. Todos meus colegas.
Passado algum tempo fomos abrilhantar o evento da “inauguração da pedra fundamental” do novo prédio do colégio. Na Av. Protásio Alves 943. Terreno repleto de árvores. Terreno grande... Discurso do Dr. Mauricio Steinbruch – presidente da Entidade. Ficamos todos muito satisfeitos pelo passeio...
Passado algum tempo fomos todos ter aula no prédio novo. Novíssimo! Moderno. Tudo novo. O arquiteto era Irineu Breitman e o construtor foi Pedro Gus.
E mais um tempo passou e eu já com mais idade me formei no Ginásio. Na mesma escola.
Houve choros.
Saímos para comemorar.
Saímos da escola.
Não vou esquecer nunca da Banda Marcial.
Que legal!
Bons tempos.
...................................................................
Meu primeiro dia.
Foi no maternal.
Muita gente.
Era no turno da tarde.
Passei ali muitos anos.
Até chegar a minha formatura e ir para a Faculdade.
Antes participei de inúmeras festividades judaicas ou não.
Amizades que tenho até hoje.
Festas das famílias.
Algo inesquecível.
Mesma escola do meu avô, do meu pai e a minha.
........................................................................
Estou acordando.
100 anos?
Quase 70?
Ou 30?
Não sei
Só sei dizer que “parece um sonho”. É um sonho!
Foi um sonho...
Recordar que meu pai faria neste 2014 100 anos de vida e estudou na mesma escola que eu e meu filho.
Colégio Israelita Brasileiro.
Tantos diretores.
Tantos Presidentes.
Tantos funcionários.
Tantos professores.
Tantas pessoas.
Tantos colegas.
Não vou citar nomes. Poderia esquecer de algum.
A todos meu muito obrigado.
..................................................
Fui aluno, professor, integrante do círculo de pais e mestres, estagiário da construção de um dos blocos que compõe a obra.
Em todos os momentos vivi e muito esta comunidade.
..........................................................................................
Sei que todos nós tivemos nossas escolas.
Eu mesmo depois fui para o colégio padrão de então: Julio de Castilhos, de grandes recordações.
São momentos que ninguém esquece.
Necessitamos sempre recordar a nossa infância. Nossa adolescência.
Nossas amizades.
Nossa comunidade.
......................................................
Estou acordando de um sonho.
E que sonho!
................................................
Sonho inesquecível.
Sonho espetacular!
Sonho “sonhado”...
....................................
Estou acordando de um sonho.
De um grande sonho.
Recordar do meu pai.
Recordar dos meus momentos.
Vivenciar os primeiros passos de meu filho.
Recordar de uma escola.
Onde meu pai estudou.
Eu estudei.
Meu filho estudou.
Eu trabalhei.
Minha esposa trabalhou.
.......................................
Sonho!
Que sonho!
Estou acordando!
O dia está lindo...
Vamos em frente!
Hoje é outro dia.
.............................................
nos fundos da sinagoga do Centro israelita Porto Alegrense - rua Henrique Dias - funcionava a primeira sede do Colegio Israelita - meu pai estudou neste local
Estou passando pela Henrique Dias.
Estou passando pela Oswaldo Aranha.
Estou parando na Protásio Alves. Número 943.
Acordando de um sonho...



Nenhum comentário:

Postar um comentário