quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ANO NOVO JUDAICO




ANO NOVO JUDAICO

Resultado de imagem para ano novo judaico de 5776



David Iasnogrodski 
– escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br


Em poucas linhas podemos dizer que segundo o calendário judaico, a partir da chegada da primeira estrela do dia 13 de setembro de 2015 inicia-se o ano de 5776 – para os judeus. É comemorado em dois dias – 14 e 15 de setembro. Ao invés de brindar com espumantes e pular sete ondas, é costume dos judeus se focar na introspecção e na reflexão. O Ano Novo judaico é denominado de Rosh Hashaná ( cabeça do ano), dia em que Deus criou o mundo.

Os serviços litúrgicos iniciam-se nos primeiros horários da manhã e vão até a tarde. É utilizado um livro de orações especial, denominado de Machzor.

Rosh Hashaná” é também denominado de “Yom Hazicaron” (Dia da Memória), quando todas as criaturas são julgadas pelo Criador de acordo com seus méritos.

Desde a chegada do novo ano até o Dia do Perdão – “Yom Kipur” – neste ano de 2015 inicia no entardecer de 22 de setembro com a reza intitulada Kol Nidrei, e durante todo o dia 23 de setembro são denominados de dias temíveis –“Iamim Noraim”. Estes dias são considerados de ampla penitência e de grandes orações.

Nas orações, a Paz Universal (Shalom na língua hebraica) faz parte integrante do ritual litúrgico. É um tempo de grandes reflexões a respeito dos erros cometidos, e de decidir perante Deus não repetí-los no próximo ano.


SHANÁ TOVÁ (bom ano) a todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário