segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CIDADE LUZ


CIDADE-LUZ



David Iasnogrodski – engenheiro, administrador, escritor – david.ez@terra.com.br
blog: davidiasnogrodski.blogspot.com


Que cidade!

Paris.

Cidade Luz!



Paris à noite, mesmo no inverno, é um espetáculo. Realmente essa é a palavra – espetáculo!



O passeio de barco junto ao Rio Sena quando inicia a noite e as luzes da cidade começam a aparecer junto aos nossos olhos é imperdível. Sim, imperdível! Acompanhado das tradicionais músicas francesas. Volto a dizer, mesmo no inverno francês. Mesmo assim é fantástico. É deslumbrante...



Ver a Tour Eifell iluminada, junto ao Trocadero, é outro espetáculo imperdível. Agora, inclusive, nas horas cheias e por dez minutos, aproximadamente, além da iluminação feérica deste “monumento” ainda aparecem luzes piscantes... Imaginem o espetáculo!



É a cidade-luz.



Em todos os recantos desta capital a iluminação é grandiosa. Salta aos olhos do turista... Isso traz beleza e segurança aos transeuntes. Incluindo a “montanha” de turistas que estão sempre presentes nesta cidade. Turistas do mundo inteiro.



É um belo exemplo que poderíamos adotar aqui no Brasil.

 Em todas as cidades... Não importando o tamanho e nem a região.

Vejam bem: na maioria das cidades brasileiras é cobrada dos munícipes a taxa de iluminação pública. Poderíamos investir melhor na iluminação pública. Nos parques. Nas praças. Nas ruas e avenidas. Junto aos principais prédios públicos e monumentos tradicionais. Isso melhoraria sobremaneira a segurança para a população. Seria um embelezamento à mais para as cidades brasileiras e também, com certeza, seria um atrativo a mais para os turistas.



Sempre afirmo: a melhor segurança é termos uma iluminação contundente.

Não é verdade?



Poderíamos ter aqui várias cidades-luz...

É uma idéia! Apenas uma idéia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário