segunda-feira, 8 de julho de 2013

TRISTE





TRISTE

David Iasnogrodski- escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br


 
Triste! Muito triste!

Triste!

Muito triste!

Quando no último 6 de julho, por volta das 20h30min horas, fiquei sabendo do incêndio do “nosso” Mercado Público – um dos “ícones” históricos da capital de todos os gaúchos.

Pensei nos trabalhadores daquele local.

Pensei nos permissionários.

Pensei nos usuários.

Pensei na nossa história.

Pensei na minha história...

As imagens iniciais eram de amedrontar todos.

Por volta das 24h00min horas ficamos sabedores que o fogo foi controlado pelos “heróis” anônimos que são os bombeiros.

“Meu pai foi bombeiro voluntário em Porto Alegre na década de 40”. Ajudava nos possíveis “blackout” que pudessem existir em função da II Guerra Mundial.

Eu sei o que é essa profissão...

Voltando ao Mercado.

Voltando à nossa história.

Voltando à memória: 1976. Recordo-me do último (e agora penúltimo) incêndio do “nosso” Mercado Público.

É a história da cidade que está ali naquele prédio centenário.

Fiquei triste!

Muito triste.

Necessitamos a qualquer custo preservar – em todos os momentos – a nossa história.

E este prédio, que sofreu mais um incêndio durante sua existência, deverá ser preservado – a qualquer custo.

É a nossa história.

Por enquanto estou triste e alegre.

Alegre porque não houve nenhuma vítima.

Triste pois a nossa história sofreu com essa tragédia.

Triste! Muito triste!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário