sexta-feira, 5 de julho de 2013

VAMOS PASSEAR NO "FLORESTA"?




VAMOS PASSEAR NO “FLORESTA”?

Fachada principal do ex-Prédio da Cervejaria Brahma
 

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br


 

 

Sim, no Floresta. Não sou o Chapeuzinho Vermelho que passeava na floresta enquanto “seu lobo” não vinha... Vou sim é no bairro Floresta. Um dos lugares que tem história na capital de todos os gaúchos.

Bairro Floresta
 

Foi área de chácaras, sem nenhum plano de arruamento, até a época da Revolução Farroupilha. O único melhoramento urbano de que se tem notícia era um grande valo aberto paralelamente ao Caminho Novo, mas à meia distância entre ele e atual Av. Cristóvão Colombo e que se destinava a recolher as águas que desciam do espigão da Estrada do Moinhos de Vento. Iniciava esse valo no beco do Barbosa – a atual Rua Barros Cassal e finalizando na atual Rua Sete de Abril, que na época denominava-se Beco do Motta.

 

É a história....

 

Existem mais mulheres do que homens neste bairro. Elas estão comandando tudo... Este bairro foi criado pela Lei nº 2022 de 07/12/1959. Tem como um dos limites a Avenida Alberto Bins, da esquina da Rua Conceição, até a Avenida Cristóvão Colombo, por esta radial até a Rua Santo Antônio. Seguindo a legislação vamos obter os outros limites.

 

Passeando pelo Floresta, encontramos um comércio forte. Bem enraizado. Inúmeros equipamentos urbanos. Um bairro que apresenta à população inúmeros serviços de gastronomia e lazer. Arquitetura moderna e histórica. Também se destaca o associativismo. Recordam da tradicional Festa do Chope da Av. Cristóvão Colombo? Algo que se tornou um marco para o calendário de eventos da cidade.

 

Um bairro muito bem servido por transporte coletivo, mas é preciso recordar dos ônibus “verde e amarelo” da Empresa Bianchi e também dos bondes Floresta.
Bons tempos! Bons tempos!

E os cinemas do Bairro? Ypiranga, Orfeu.... E os restaurantes? Lawson, Luis Alberto. E a Brahma? Velha Brahma e seu “perfume” de cevada... Hoje o Shopping Total.

 Tudo no Floresta.

 

Não podemos esquecer o que disse Augusto Meyer em “Segredos de Infância”: ... “No Floresta havia muitas casinhas de porta e janela, muitas chácaras e terrenos vagos, muitos buracos e pedregulho...”. Isso ontem!

 
Hoje – um bairro moderno. Ruas bem traçadas e arborizadas. Passear no Floresta é um dos grandes atrativos da cidade de Porto Alegre. Passear no Floresta não é esperar o lobo na floresta. Passear no Floresta é conhecer um pouco mais da história de Porto Alegre. A Porto Alegre dos Casais.
 Vamos passear no Floresta?

Conheça seu bairro.

Conheça sua rua.

Conheça sua cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário