segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NÃO IMPORTA A MARCA





NÃO IMPORTA A MARCA
David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br
não importa a marca
 
Caloi
Monark.
Duas marcas famosas de bicicletas.
Todos, ou quase todos, as conhecem.
Hoje já temos marcas chinesas.
.............................................................................
- Como eu gostaria de ter uma bicicleta.
- Mas não posso te dar. São muito caras.
- Quem sabe a gente vai na Mesbla. Lá, de acordo com meus colegas de colégio, existem muitas bicicletas.
- Eu sei. Mas a bicicleta é muito cara. Não tenho condições agora.
- Pensa, tá?
- vou pensar.
Alguns dias se passaram.
- Vamos comigo na Mesbla.
-Legal! Será que vamos ver uma bicicleta?
- Sim! Vamos lá!
Chegando à loja nos dirigimos ao setor das bicicletas. Eu e meu pai.
Fui em direção a uma bicicleta azul. De marca Horimex. O atendente nos disse que era uma marca nova. A diferença de preço era enorme perante as marcas famosas e conhecidas de todos. Meu pai pensou e solicitou um desconto. O atendente disse que era uma oferta. Ele olhou para mim. Meus olhos estavam brilhando de satisfação. Eu olhei para ele.
- Gostei! Não é cara?
-
É sim. Mas vou fazer um esforço.
Assim ganhei a bicicleta. Horimex. Fiquei satisfeitíssimo. Meu sonho...
...................................................................................................
Hoje as bicicletas estão voltando.
É bom. Estão construindo as ciclovias.
É bom. As pessoas estão indo e voltando do trabalho de “bike”. É bom. É bom para tudo. Exercício físico. Veículo não poluente.
.......................................................................................
Andava com meus amigos.
Levava na “garupa” o meu pequeno irmão sentado junto ao “porta-pacote”. Guardava a bicicleta no meu quarto. Gostava muito de andar com minha bicicleta. Sentia-me muito feliz. Andava assobiando... Andava na calçada. Achava muito perigoso andar nas vias dos automóveis. Nunca ia muito longe. Tinha buzina (um “fom-fom”), mas não tinha farolete.
......................................................................................................
As bicicletas de hoje possuem iluminação apropriada para as noites. Os condutores usam capacete apropriado. Tudo em função das prevenções de acidentes.
São as “bike” do século XXI.
............................................................................................
-Tchau! Vou andar de bicicleta com meus amigos. Não vou demorar.
- Te cuida. Certo? (dizia minha mãe, me recomendando todos os cuidados...)
...........................................................................................
Hoje há muitos grupos de “bike”. Inclusive à noite.
..............................................................................................
Não importa o tempo: ontem ou hoje – a bicicleta deve se fazer presente. Cada vez mais. Não importando a marca. Famosa ou não. O importante mesmo é a valorização deste meio de mobilidade urbana tão utilizado em diversos países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário