quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"MEU MÊS"



“MEU MÊS”

"meu mês"



David Iasnogrodski 
– escritor, engenheiro, administrador – 
david.ez@terra.com.br
www.davidiasnogrodski.blogspot.com



Nasci em fevereiro.
Mês do carnaval.
Mês de 28 dias.
Às vezes com 29 dias, quando o ano é bissexto.
Mês do calor.
Muito calor.
Sempre me cobrava: “só eu não tenho festinha de aniversário”.
E aí me falavam: primeiro porque não temos dinheiro, segundo por ninguém está na cidade. Todos estão em férias. Na praia.
Férias? Perguntava eu.
Sim. Fevereiro é o mês das férias.
E então porque nasci em fevereiro/
Em contrapartida é o mês dos “grandes” feriados.
Feriados do carnaval.
A “grande” festa brasileira.
E que festa1
Cada vez maior.
Cada vez mais turistas chegam ao Brasil para se encantarem com o carnaval brasileiro.
Muito samba.
Muita alegria.
Festa linda.
Principalmente no Rio de Janeiro. Capital mundial do carnaval, como show, pois carnaval de rua é no nordeste brasileiro, destacando-se Recife e Salvador.
Mas hoje o carnaval está sendo ampliado.
Ampliado para “carnaval” fora de época. Realização de comemorações após os feriados tradicionais de carnaval.
Principalmente nas cidades do interior.
O interior do Rio Grande do Sul é um grande exemplo.
A cidade que mais está se salientando nestas festas é Uruguaiana.
“É a exportação do carnaval brasileiro e gaúcho”. Muitos argentinos lotam os hotéis desta cidade fronteiriça para verem e aplaudirem as escolas de samba.
Sinal dos tempos.
Tudo iniciando em fevereiro.
Meu mês. E eu que reclamava...
Não tinha “festinha” de aniversário. Não tinha “doguinho”...
Hoje vendo “grandes” eventos em função do carnaval neste mês de número menor de dias.
..................................................
Tudo em fevereiro.
......................................................
Ia me esquecendo.
Celebração de N. S. Navegantes.
Também em fevereiro.
.........................................................................
Mês do calor.
Mês da utilização da praia.
Mês do carnaval.
Mês de N. S. Navegantes.
E agora também é o mês do início das aulas em todas as escolas e Universidades.
........................................
Meu mês.
Me adonei do mês.
Eu e muitos de vocês nascidos no “meu” mês: fevereiro.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário