quarta-feira, 9 de maio de 2012

"ILUSTRE" APOSENTADO



“ILUSTRE” APOSENTADO

David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br




O cenário é num sábado à tarde, junto a uma cancha de “bolão”.
"ILUSTRE" APOSENTADO



- Mané!

- Sim Pedruca.

- Amanhã é meu aniversário.

- Eu sei!

- Amanhã completo meus primeiros 65 anos de v ida. Bem vivida!

- Eu sei!

- Bem, se você sabe tudo, pergunto: o que será que vou fazer na segunda feira, às 07h00min horas da manhã?

- Isto eu não sei. Você não me disse. Todo o resto você já tinha me comentado há muito tempo e por diversas vezes.

- Bem, segunda feira vou encaminhar minha aposentadoria.
Serei um “ilustre” aposentado, mas não inativo. Continuarei a ser o melhor marceneiro da rua.

- Claro! Não há outro... (ah! ah! ah!). Claro que é uma brincadeira...

................................................................................

Passa o domingo ensolarado. Pedruca comemora seu “birthday” com a família, amigos e vizinhos. O Mané estava presente. Todos cantaram o Parabéns a você... Deliciaram-se com “cachorro quente”. Parecia festa de criança...

..................................................................................

Chega a tão esperada segunda feira.

07h00min horas.

Pedruca é o primeiro da fila no Posto do Instituto de Seguridade Social.

É atendido.

- Senhora, muito bom dia.

- Bom dia.

- Vim aqui para ser um “ilustre” aposentado. Eu trouxe toda a documentação. Toda guardadinha...

Pedruca abre uma pasta de couro. Tira a documentação.

- Senhor! Está tudo certo, por enquanto. Vou agendar para o senhor voltar daqui a 45 dias em função de que as solicitações de aposentadoria são enormes.

- 45 dias? Pergunta Pedruca.

- Sim.

- Que pena! Pensei já sair hoje daqui aposentado,

- Não se preocupe. Se der tudo certo, o senhor será aposentado a partir da data de hoje. Isto se não faltar nenhum documento...

Pedruca sai meio cabisbaixo, mas compreendendo a situação.

.........................................................................................

Passa o tempo.

...........................................................................................

- Mané!

- Sim, Pedruca.

- Amanhã é o dia.

- É mesmo?

- Sim. Amanhã estarei lá... Se Deus quiser.

................................................................................................

07h00min horas.

Posto de solicitação de aposentadorias.

Pedruca, como sempre, é o primeiro da fila.

- Bom dia.

- Bom dia, senhor.

- Vim trazer meus documentos e sair daqui como um “ilustre aposentado”.

- Certo! Vamos ver sua documentação.

Pedruca abre a pasta de couro com a documentação. O atendente observa. Vai ao computador. Vê todos os detalhes.

Passados alguns minutos, Pedruca pergunta:

- Doutor, e aí, está tudo certo? Estou ficando nervoso.

E o atendente continua a olhar o seu computador.

- Senhor.

- Sim!

- O “senhor” é um aposentado...

- Certo? Tudo certo? Diz Pedruca. Quer dizer que sou um “ilustre aposentado”?

- Sim. Dentro de alguns dias o senhor receberá em sua residência os documentos onde o senhor poderá se dirigir ao Banco para poder receber o seu primeiro benefício.

- Muito obrigado! Queria que esse dia chegasse logo. Sou um “ilustre aposentado”.

.........................................................................................

- Mané! Mané!

- Sim.

- Sou um “ilustre aposentado”.

- Que legal!

- Vamos parar tudo e comemorar este feito?

- Vou continuar minha vida de sempre. Se até agora não precisei deste dinheiro, vou guardar e ter o título de um “ilustre aposentado”. O que vou receber é pouco, mas amanhã eu posso precisar para viajar ou mesmo para minha saúde e ele estará lá a minha disposição. Foram 34 anos de muito trabalho. Sou um “ilustre aposentado”.

- Puxa vida!

- Sim. Faça assim também quando chegar a tua hora de se aposentar.

................................................................................

Passado algum tempo.

- Pedruca! Pedruca!

- O que é?

- Eu também...

- Também o que?

- Eu também sou a partir de hoje um “ilustre aposentado”, mas não um “ilustre inativo”. ( ah!ah!ah!)

E os dois amigos e “aposentados” saem abraçados diretamente para a cancha de bolão.

........................................................................................

O importante é conquistar a aposentadoria com saúde e satisfação.

Poder conquistar a aposentadoria e continuar a vida sem estar na inatividade.

(Conselho da dupla Mané e Pedruca e de inúmeros outros aposentados que são também “ilustres aposentados").


Nenhum comentário:

Postar um comentário