terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ah! Eu sou gaúcho...


Ah!
Eu sou Gaúcho...



David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador

david.ez@terra.com.br    blog:  davidiasnogrodski.blogspot.com



Como têm alguns que não gostam desse jargão... Não sei porque. Não são gaúchos, claro!

Eu sou gaúcho! Sou bairrista e adoro minha terra. Adoro viajar. (ainda há pessoas que não gostam de viagem, como é que pode? Mas existem...). Adoro conhecer outros lugares. Mas gosto em demasia em “pisar” novamente à nossa terra. Acredito que todos gostam de voltar ao seu lar... Isso faz parte do ser humano.

Sei que escrevendo estas linhas acima alguns leitores de outras “plagas” não gostarão muito.

David é muito bairrista!

Sou. Sou sim! Acredito que o pensamento de todos deve se voltar à sua terra. A terra natal. Não adiantando onde nasceu, ali é o melhor lugar...

É como perguntar: Qual a melhor empresa do mundo? E a resposta deverá vir de imediato: a minha... Assim é com a nossa terra!

Porque esse intróito?

Porque hoje resolvi escrever sobre um local aprazível em todos os sentidos. Aprazível, gostoso e peculiar desde os tempos do meu pai que chegou a Porto Alegre como imigrante em 1928. Logo em seguida começou a conhecer alguns lugares do nosso Estado. Poucos, mas interessantes. O que mais ele apreciou foi Gramado. Hoje ele com 91 anos ainda adora aquela cidade que ele iniciou a freqüentar indo de trem. Hospedava-se no Hotel de fachada cor verde, localizado onde hoje se encontra o Hotel Serra Azul. Bertoluzzi é o nome. Ele não lembra muito bem... Quando eu era pequeno também ia para Gramado. Já não de trem, mas de ônibus. Nos hospedávamos nesse mesmo hotel.

O tempo foi passando e hoje Gramado é um dos locais mais conhecidos do Rio Grande do Sul.

Gramado dos artistas e seu Festival de Cinema aplaudido e reconhecido nacionalmente. Gramado de sua hotelaria e gastronomia que estão fazendo escola por esse Brasil afora e já ultrapassando as fronteiras brasileiras. Gramado pelas suas malharias e fábricas de chocolate, o tradicional “chocolate caseiro” tudo iniciado pela Prawer. Gramado do Natal Luz, Chocofest e tantos outros eventos turísticos onde o turista desfruta além do clima e hospitalidade, até das belezas naturais que a região oferece. Região Serrana. Região de um clima propício ao turista. Em qualquer época do ano.

Duas mulheres estiveram sempre à frente dos eventos: Marta Rossi e Silvia Zorzanello. Estas “gurias” acreditaram sempre em turismo, relações públicas e marketing institucional. Muito devemos a elas, a iniciativa privada e governamental da cidade o sucesso de Gramado.

Gramado. Canela, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis fazem parte hoje de qualquer roteiro turístico de quem vem ao Sul do Brasil. Não disse ao Rio Grande do Sul. Muitas vezes o turista passa mais tempo na Região Serrana, comandadas por Gramado e Canela do que na capital do Estado.

Muito temos que aprender com os “Serranos”. Arquitetura, hotelaria, limpeza das ruas, belezas naturais e tantos outros atrativos fazem da Região serrana do Rio Grande do Sul um exemplo ao Brasil. Uma das regiões mais cobiçadas para a realização de eventos sócio-culturais nacionais e internacionais.

Parabéns a vocês. Continuem com esse entusiasmo e perseverança. Isso só engrandece a nossa terra. É um dos motivos do meu orgulho de ser gaúcho.

Ah! Eu sou gaúcho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário