quarta-feira, 5 de outubro de 2011

BAR MITZVÁH!


BAR MITZVÁH! MUITAS VEZES UMA CURIOSIDADE...
Meu Bar Mitzváh



David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br



Você já comemorou seu “barmitzváh”?

Não lembra?

Não sabe o que é?

Porque fazer?

Perguntas e mais perguntas...

Comemorar o “barmitzváh” é um marco para todo “homem” integrante da comunidade judaica.

Porque?

É o atingir a maioridade judaica.

Como?



Bem, explico. Ao nascermos e sendo filho de casal pertencente à comunidade judaica, existem dois marcos importantes: os primeiros sete dias, após o nascimento, este filho realiza a circuncisão ( “brith milah”) e ao completar 13 anos de idade atinge a maioridade judaica – é o “barmitzváh”.



É uma festa linda.

É um estudo muito interessante que passa esse jovem junto à sua sinagoga. É preparado pelo Rabino ou um orientador religioso, onde o principal é que este jovem é apresentado à comunidade judaica. A partir daquele momento “este” menino passa ter todos os direitos e deveres junto à religião judaica.

Nesta cerimônia ele lê uma parte da Torah ( os livros sagrados). Parte esta que é lida para aquele dia da comemoração, pois a Torah é lida anualmente. Todas as semanas tem uma porção especial – a porção semanal da Torah.

É uma comemoração inesquecível para toda a família.



Cada um realiza a festa de acordo com as suas posses.



O importante é o estudo preliminar para se apresentar junto à sinagoga.

Este é o importante.

Este é o marco.

Eu, por exemplo, não tive festa em comemoração aos meus 13 anos. Não tínhamos condições financeiras. Só estive estudando para as preces junto à sinagoga.

Foi emocionante. Me recordo até hoje...

Já para meu filho foi diferente.

Meu filho Fábio e o avô paterno - Mauricio ( meu pai)
Fizemos um esforço danado, mas ele teve festa tradicional e a parte religiosa realizada junto à sinagoga.


Acredito que muitos de vocês já viram no YOU TUBE, em filmes, ou mesmo já participaram como convidados ou convivas de festas de Barmitzváh. É uma comemoração muito alegre.

Durante o tempo todo se dança. Se canta. É uma comemoração que pode ser realizada no sábado pela manhã ou no pôr-do-sol do sábado. Mas tudo inicia, normalmente, na quinta-feira ( bem cedinho). Continua na sexta feira ( esperando o “shabat” – sábado). E culmina no sábado. Todas na sinagoga.

Ah! Barmitzváh...







Muitas recordações eu tenho do meu barmitzváh. Do barmitzváh do meu filho. Sobrinhos e de filhos de amigos.

As meninas atingem a maioridade judaica ao completarem 12 anos.É a celebração do Barmizvah.

São comemorações semelhantes a dos meninos.

Claro, que as comemorações dos meninos são mais antigas. Mais tradicionais. A das meninas são mais modernas.



Tudo para dizer a vocês o seguinte: é bom manter as tradições.

Tradição é ótimo.

Cultuar uma religião e suas tradições é muito salutar.

Bom para o espírito.

Bom para tudo... Até para a cultura.



Sempre digo que o Rio Grande do Sul é diferenciado em tudo: politização e outras “cositas” mais. Principalmente pelo cultuar de suas tradições.

O MTG ( Movimento Tradicionalista Gaúcho) é algo que enobrece a todos nós.

Atravessa fronteiras.

Isso é um diferencial...

E que diferencial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário