segunda-feira, 10 de outubro de 2011

OBRIGADO, MUITO OBRIGADO




OBRIGADO, MUITO OBRIGADO



David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador
david.ez@terra.com.br blog: davidiasnogrodski.blogspot.com




São expressões de múltiplos efeitos.


Muitas vezes notamos serem utilizadas como agradecimento e em outras ocasiões como sendo obrigações a serem cumpridas...

Estou escrevendo em função dos agradecimentos.

Sou filho de imigrante, como inúmeras pessoas residentes no Rio Grande do Sul e, principalmente, de minha geração.
Meu pai chegou a Porto Alegre na década de 20 do século passado, vindo da longínqua Rússia. Passou quase trinta dias num navio até chegar a Porto Alegre. E não era nenhum transatlântico... Não sabiam a nossa língua.

Disse-me ele que durante o percurso estavam sempre preocupados e pensando como seria os dias até aprenderem a se comunicar. Vocês estão imaginando a angústia? Terra estranha. Saída rápida do país de origem. Problemas e mais problemas...
Todos tinham um só pensamento: Vamos vencer mais esse obstáculo. Será um desafio a todos nós, pois temos a certeza que a terra que nos acolherá tem um clima bom tem um povo muito hospitaleiro e não tem guerra...
E assim foi transcorrendo o tempo de viagem entre uma e outra sacolejada... Era o mar e suas ondas...
Entre os inúmeros passageiros, colega imigrante, tinha um que sabia uma palavra. E ele a ensinou a todos, dizendo o seguinte:
Amigos estamos nos dirigindo a um local estranho, mas eu tenho a certeza de que eles nos receberão muito bem. Com muita alegria. Porisso necessitamos estar apto a dizer ao menos de início uma palavra: “obrigado”. Significando o nosso agradecimento pelo recebimento, acolhimento e hospitalidade.

E assim aconteceu. Durante muitos dias eles foram aprendendo, inclusive o sotaque. Quando desembarcaram no Porto da cidade de Porto Alegre iniciaram a se comunicar com os habitantes dizendo sempre: Obrigado, obrigado!

Até hoje, ele com 91 anos, me diz e também aos seus netos que necessitam agradecer sempre e a todos pelos gestos de carinho e afeição. O “obrigado” faz parte do nosso linguajar. Da nossa educação. E como faz bem a gente ouvir: obrigado...
Acredito que como ele, a maioria dos imigrantes e seus descendentes devem estar agradecidos aos brasileiros e aos gaúchos, em particular. Somos um estado que é uma miscigenação de raças e credos. E todos bem. Sem rancores. Sem guerras. Isso é que faz a grandeza e pujança de “nossos pagos”.
Por esse motivo principal, o meu primeiro livro leva o título de “Obrigado Porto Alegre” ( Ed. Imprensa Livre), em homenagem a esta cidade. A este Estado que tão bem acolheu e continua recebendo seus imigrantes.

Quando, como agora, está terminando mais um semestre, costumo dizer aos meus alunos: “obrigado por terem me aturado...”
E a vocês leitores, nossa razão da existência como escritor, meu sincero obrigado. Obrigado por tudo e continuem me lendo. Isso faz um grande bem.
Obrigado, Muito obrigado.

Até o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário